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O que é E-commerce, Social Commerce e Live Commerce?

O e-commerce é a compra e venda através da internet. O consumidor acessa o site da empresa e, depois da análise das fotos e descrição do produto ou serviço, realiza a compra.

Geralmente caracterizado pelas vendas que envolvem redes sociais, também podemos definir o social commerce como uma estratégia de venda a partir da interação humana, através de avaliações, indicações, comentários, entre outros.

O live commerce são as vendas realizadas de forma on-line e ao vivo por influenciadores ou vendedores. Os consumidores interagem e compram os produtos durante essas transmissões.

Interação com o cliente

No live commerce, a interação da marca com o consumidor ocorre em tempo real: o cliente pode tirar suas dúvidas sobre o produto durante a transmissão on-line.

No social commerce, a interação acontece através de mensagens nas redes sociais, mas nem sempre é instantânea, pois depende da marca e do consumidor responderem ao mesmo tempo.

Já no e-commerce, esta interação pode acontecer via chat on-line ou telefone. Mas a tendência é que estes canais não sejam tão comuns no futuro, pois de acordo com um estudo da JD Power, 67% dos entrevistados contataram empresas através das redes sociais para solicitar algum tipo de suporte.

Decisão de compra

No e-commerce, o consumidor está em um ambiente exclusivo, sem distrações ou interações com outras empresas, focado apenas na comunicação e ofertas daquela marca que ele está buscando.

No social commerce, as distrações ou interações de concorrentes são presenças constantes na decisão de compra, por isso a busca pela atenção do consumidor precisa ser intensa.

Já no live commerce, o cliente está imerso na apresentação da marca ou do produto. Por ser interativa e ao vivo, essa experiência de conteúdo pode ajudar na decisão de compra por impulso.

Essas três estratégias de venda são promissoras e podem ajudar a alavancar os negócios da sua empresa. Mas lembre-se que, tão importante quanto uma boa estratégia para vender o seu produto, é disponibilizar os principais meios de pagamento.

Segundo o estudo global Visa Back to Business – 2022 SMB Outlook, pequenos empresários brasileiros disseram que as melhores oportunidades para alcançar novos clientes são: investir mais em marketing (53%), aumentar a presença na mídia social (46%) e aceitar novas formas de pagamento (45%).

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