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Uma das datas que mudou o cenário de vendas no Brasil foi a Black Friday. De acordo com um relatório feito pela Neotrust, intitulado “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, este ano, o crescimento estimado de faturamento é de 12%, em relação a 2022. A data é muito aguardada e 54% dos entrevistados dizem ter a intenção, ainda, de antecipar as compras de Natal durante o evento.
No geral, a preferência pelas formas de pagamento das edições 2021 e 2022 da Black Friday permaneceram as mesmas, com predominância do Pix (51%), seguido de cartões de crédito ou débito (41%) e cartões para compras on-line (40%), conforme mostra a pesquisa Carat Insights 2023.
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, por isso é essencial que seu e-commerce esteja preparado para atender às demandas da população nessa época.
Ofertas de promoção, planos de fidelização, disponibilização de vários meios de pagamento, boa gestão de estoque e descontos atraentes estão entre os olhares dos consumidores. Nessa época, o que mais chama atenção é o que está com um valor melhor e, se esse valor não vier junto com um jeito simples de conversão, a venda pode ser perdida.
Algumas dicas podem ajudar a preparar seu e-commerce para esse momento:
– Explore dados do passado: se sua empresa já participou de uma Black Friday antes, você provavelmente tem dados bem relevantes a serem explorados. Visando resultados, é importante analisá-los para traçar metas realistas para este ano;
– Valorize os visitantes via mobile: é importante lembrar que, hoje em dia, muitos consumidores fazem seus acessos através dos smartphones. Otimizar o site para que as compras possam ser feitas pelos dispositivos móveis, sem bugs, com navegação fácil e rápida, e com a mesma transparência, vai atrair muito mais os olhos para o seu e-commerce;
– Prepare seu estoque: se você pretende vender bastante, prepare seu estoque para que seus itens não acabem tão depressa. Além de aumentar sua receita, você não corre o risco de deixar seus visitantes frustrados por não conseguirem realizar determinada compra;
– Prepare suporte em tempo real: como o fluxo de movimento será bem maior do que de costume, é importante que haja uma equipe de prontidão para responder às dúvidas dos clientes rapidamente. Isso se aplica ao site e às redes sociais, que não podem ser esquecidas. Monitore durante o dia para ver se há algum cliente insatisfeito e ofereça o suporte de atendimento necessário;
– Faça atendimento de excelência: é importante atender os clientes da melhor maneira possível. Um atendimento de qualidade é sinal de cliente satisfeito e é ele que acaba divulgando sua empresa para quem conhece;
– Ofereça descontos: para 67% dos brasileiros, o fator que mais influencia a decisão de compra é desconto acima de 50% nos produtos; 47% mencionam ainda que frete grátis é um dos principais motivadores para compras não planejadas, de acordo com o relatório da Neotrust;
– Invista em vários meios de pagamento: já é de conhecimento que muitos consumidores deixam de comprar quando não encontram a forma de pagamento desejada. Por isso, tenha disponíveis em seu e-commerce os meios de pagamento mais utilizados pelos seus clientes, como: cartão de crédito (com opção de parcelamento), cartão de débito, Pix, entre outros.
Anotadas as dicas, agora é hora de se preparar para estar à frente da concorrência e não perder a chance de incrementar suas vendas no e-commerce.
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