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Marketplace é como um shopping virtual, onde uma plataforma on-line conecta oferta e demanda, sendo de produtos ou serviços. O termo na realidade, é uma junção de mercado (market, em inglês) com lugar (place, em inglês), podendo ser entendido como um lugar de mercado, onde se realizam as transações comerciais.
Os marketplaces ganharam a notoriedade do público e passaram a ter maior espaço na economia durante os últimos anos, segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2022, o segmento de marketplace cresceu 3% em relação a 2021, totalizando 135,6 bilhões em vendas, e o ano de 2020, se destacou ao constatar um aumento de 67% em comparação com 2019.
Essas plataformas oferecem diversas vantagens tanto para o cliente, como para o vendedor, e é por isso que esse setor está crescendo a cada ano, conforme o aumento de usuários da internet e o ganho de confiança dos clientes sobre as compras on-line.
Para os clientes, a vantagem é a possibilidade de verificar várias ofertas em um único lugar, realizar comparações de preços e características do que se está buscando, sem a necessidade de procurar estas informações em diferentes lojas, além de contar com as avaliações de outros consumidores. Para os vendedores, os marketplaces funcionam como uma vitrine virtual, onde eles podem divulgar seus trabalhos ou produtos para diversas pessoas, definindo preços e fornecendo informações e descrições relevantes. Os lojistas também podem utilizar recursos ou serviços adicionais dessas plataformas, como diferentes formas de pagamento, resolução de problemas com relação a trocas ou devoluções, além de serviços de logística e entrega.
A comodidade das compras on-line é uma das principais mudanças nos hábitos dos consumidores. Mas também podemos observar outros fatores que influenciam o ganho de reputação do setor:
– Marcas tradicionais lançando marketplaces;
– Aprimoramento da experiência do cliente;
– Otimização dos serviços de logística e entrega de produtos;
– Ofertas de outros serviços além da venda.
Segundo dados do estudo da Octadesk em parceria com a Opinion Box, a escolha da compra on-line se dá também pelos descontos nas plataformas, e a praticidade de adquirir algo sem sair de casa. Entre os consumidores entrevistados, 61% afirmam comprar mais pela internet do que em lojas físicas. O aumento nas vendas on-line também converge com o crescimento do consumo via mobile, que representa 55% de todas as vendas.
O mercado tem empresas consolidadas em nichos já tradicionais no e-commerce convencional como eletrônicos, eletrodomésticos e informática, mas ainda existem muitas oportunidades nos marketplaces, e o crescimento desse setor continuará sendo impulsionado pelos avanços tecnológicos e a mudança no comportamento dos consumidores.
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