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Marketplace in e out: qual a diferença?

Antes de falar sobre as diferenças entre os modelos in e out, vamos relembrar o que é Marketplace.

Marketplace é um modelo de negócio que funciona como um shopping center digital e traz recursos muito úteis para as empresas e marcas que vendem na internet, auxiliando-as quanto ao aumento de vendas. É um canal pelo qual você pode comprar ou vender produtos e que reúne vários vendedores e lojas, com diferentes ofertas e produtos disponíveis, oferecendo maior variedade ao consumidor final.

Mas, afinal, o que é Marketplace in e out?

Marketplace out é o modelo mais conhecido pelas pessoas e empresas; consiste na venda de produtos em canais de terceiros e marcas mais consolidadas no varejo. Os vendedores se inscrevem em uma plataforma externa para vender os produtos em troca de uma comissão.

São canais como Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, que contam com uma alta visibilidade e permitem que os vendedores aproveitem os investimentos de mídia realizados pela própria marca.

Entre as vantagens, estão:
– Isenção de investimento em tecnologia;
– Visibilidade maior comparado ao e-commerce.

O Marketplace in é uma estratégia por meio da qual a empresa disponibiliza sua própria plataforma para outros varejistas venderem seus produtos. Diferentemente do out, essa estratégia consiste em trazer novos vendedores para o seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando a operação atual em um marketplace.

É uma modalidade menos comum, mas que vem conquistando aos poucos alguns adeptos. É utilizada por empresas que já possuem uma base de clientes e que procuram aumentar a variedade de produtos, sem precisar investir em grandes estoques.

Suas vantagens são:
– Aumento significativo do tráfego;
– Maior cobertura de entrega;
– Nichos específicos e integração offline e online.

De um modo geral, o marketplace é uma ferramenta que vem para abrir uma nova fonte de receita para o negócio e expandir a variedade de produtos. O importante é ter claro o seu objetivo, entender o comportamento do seu cliente e analisar as oportunidades para, então, optar por um dos dois modelos que se encaixa melhor ao seu negócio, atendendo à sua necessidade.

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