Empreendedorismo
Transformação digital
Varejo
A necessidade de transformação digital não é mais uma vantagem, mas, sim, uma questão de sobrevivência para que um negócio se sobressaia no mercado comercial. O setor está muito mais competitivo e repleto de possibilidades, com diversos canais de compra e comunicação, disponíveis para atender ao novo perfil do consumidor.
Diante desse cenário, é importante destacarmos e observarmos o perfil do consumidor 5.0, que transita entre diferentes canais de consumo e comunicação. Com esse novo perfil de consumidor, as empresas passaram a investir mais em omnichannel, tendência que tem a concentração de todos os canais utilizados por uma empresa, integrando o on-line e o off-line (lojas físicas e virtuais). O objetivo é garantir experiências mais completas em todas as plataformas.
Quais as características do consumidor 5.0?
– Majoritariamente, são pessoas jovens, mas sem limite de idade ou geração;
– Compra muito na internet;
– Usuário ativo nas mídias sociais, que produz e consome muito conteúdo dessas plataformas;
– Valoriza a experiência de compra;
– Pesquisa sobre marcas, produtos e serviços;
– Interage com outros consumidores e marcas;
– Prefere marcas com propósito e valores semelhantes aos seus.
Com base nesse perfil, é fundamental que as marcas valorizem também os aspectos ambientais, pois são pessoas que têm forte consciência socioambiental e valorizam a flexibilidade do mundo híbrido, onde o físico e o digital se complementam.
Algumas estratégias podem ser traçadas para conquistar esse consumidor nas vendas:
– Defina missão e valores que sejam transmitidos na identidade visual da marca e em todas as suas ações, pois isso passa credibilidade ao público;
– Analise os parceiros com quem trabalha, pois esse novo consumidor não compra de marcas que vão contra seus ideais e está atento ao que as empresas consomem;
– Tenha multicanais. Esse é um perfil que é adepto a diferentes tecnologias, então, seu negócio tem a chance de ganhar ainda mais potencial de vendas com essa variedade de opções;
– Seja ágil no atendimento e na resolução dos problemas. Tenha uma rotina de atendimento rápida e deixe “dúvidas frequentes” sempre disponíveis;
– Disponibilize todas as informações necessárias da sua empresa em seu site e nas redes sociais, pois esses clientes são intuitivos e gostam de praticidade;
– Preste atenção nos feedbacks para melhorar produtos e serviços, afinal, esse é um público com perfil participativo que se importa em dar opinião, fazer elogios e críticas construtivas. Estar aberto ao diálogo mostra que o consumidor é importante;
– Surpreenda na experiência do cliente, trabalhe com processos simples e rápidos de venda, condições atrativas, embalagens diferentes, brindes simples, entre outros.
À medida que os costumes dos consumidores mudam, é preciso que os produtos, serviços e atendimentos sejam adaptados. Esteja sempre atento às novidades do mercado e dos perfis de consumidor, afinal, o mercado é dinâmico e, para se manter à frente, é necessário manter-se atualizado com as preferências do público.
Sua empresa já oferece a opção dos pagamentos digitais para atender esse novo perfil de consumidor? Conte com a Skytef para ajudá-lo e conheça nossas soluções de pagamento. Entre em contato e solicite uma apresentação completa pelo e-mail comercial@skytef.com.br ou pelos telefones: (11) 2175-9500 | (11) 4550-1450.
E-commerce
Transformação digital
Varejo
Uma pesquisa realizada pela Offerwise em parceria com o IAB Brasil revela um dado impressionante: 85% dos brasileiros com acesso à internet já realizaram compras online, sinalizando uma mudança profunda nos hábitos de consumo…
Leia maisMeios de pagamento
Tecnologia
Transformação digital
Com a chegada de 2024, o setor de pagamentos se encontra em um momento de inovações e desafios, pois as ideias emergentes são transformadoras. Diante desse cenário, vamos mergulhar nas principais tendências que moldam o futuro dos meios de pagamento.
Leia maisE-commerce
Empreendedorismo
Varejo
O e-commerce está em constante evolução, e entender as tendências dos consumidores é crucial para o sucesso do seu negócio. Ao longo de 2024, é importante que as empresas de comércio eletrônico se preparem para as mudanças previstas no comportamento dos clientes…
Leia maisSkytef - Todos os direitos reservados
by HKL