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Consumo 5.0: como se adaptar ao novo perfil de consumidor?

A necessidade de transformação digital não é mais uma vantagem, mas, sim, uma questão de sobrevivência para que um negócio se sobressaia no mercado comercial. O setor está muito mais competitivo e repleto de possibilidades, com diversos canais de compra e comunicação, disponíveis para atender ao novo perfil do consumidor.

Diante desse cenário, é importante destacarmos e observarmos o perfil do consumidor 5.0, que transita entre diferentes canais de consumo e comunicação. Com esse novo perfil de consumidor, as empresas passaram a investir mais em omnichannel, tendência que tem a concentração de todos os canais utilizados por uma empresa, integrando o on-line e o off-line (lojas físicas e virtuais). O objetivo é garantir experiências mais completas em todas as plataformas.

Quais as características do consumidor 5.0?

– Majoritariamente, são pessoas jovens, mas sem limite de idade ou geração;
– Compra muito na internet;
– Usuário ativo nas mídias sociais, que produz e consome muito conteúdo dessas plataformas;
– Valoriza a experiência de compra;
– Pesquisa sobre marcas, produtos e serviços;
– Interage com outros consumidores e marcas;
– Prefere marcas com propósito e valores semelhantes aos seus.

Com base nesse perfil, é fundamental que as marcas valorizem também os aspectos ambientais, pois são pessoas que têm forte consciência socioambiental e valorizam a flexibilidade do mundo híbrido, onde o físico e o digital se complementam.

Algumas estratégias podem ser traçadas para conquistar esse consumidor nas vendas:

– Defina missão e valores que sejam transmitidos na identidade visual da marca e em todas as suas ações, pois isso passa credibilidade ao público;

– Analise os parceiros com quem trabalha, pois esse novo consumidor não compra de marcas que vão contra seus ideais e está atento ao que as empresas consomem;

– Tenha multicanais. Esse é um perfil que é adepto a diferentes tecnologias, então, seu negócio tem a chance de ganhar ainda mais potencial de vendas com essa variedade de opções;

– Seja ágil no atendimento e na resolução dos problemas. Tenha uma rotina de atendimento rápida e deixe “dúvidas frequentes” sempre disponíveis;

– Disponibilize todas as informações necessárias da sua empresa em seu site e nas redes sociais, pois esses clientes são intuitivos e gostam de praticidade;

– Preste atenção nos feedbacks para melhorar produtos e serviços, afinal, esse é um público com perfil participativo que se importa em dar opinião, fazer elogios e críticas construtivas. Estar aberto ao diálogo mostra que o consumidor é importante;

– Surpreenda na experiência do cliente, trabalhe com processos simples e rápidos de venda, condições atrativas, embalagens diferentes, brindes simples, entre outros.

À medida que os costumes dos consumidores mudam, é preciso que os produtos, serviços e atendimentos sejam adaptados. Esteja sempre atento às novidades do mercado e dos perfis de consumidor, afinal, o mercado é dinâmico e, para se manter à frente, é necessário manter-se atualizado com as preferências do público.

Sua empresa já oferece a opção dos pagamentos digitais para atender esse novo perfil de consumidor? Conte com a Skytef para ajudá-lo e conheça nossas soluções de pagamento. Entre em contato e solicite uma apresentação completa pelo e-mail comercial@skytef.com.br ou pelos telefones: (11) 2175-9500 | (11) 4550-1450.

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