Skytef

E-commerce

Tecnologia

Transformação digital

Metaverso e o futuro das compras imersivas

O metaverso tem ganhado mais atenção e investimento por parte de algumas empresas, que aplicam o conceito em diferentes áreas, como: entretenimento, educação, saúde e, é claro, comércio. O metaverso é um conceito que descreve um universo virtual onde os usuários podem interagir em tempo real, além de criar e experimentar novos conteúdos em um ambiente imersivo por meio da realidade virtual, realidade aumentada e outros tipos de tecnologias imersivas.

No contexto de compras imersivas, o metaverso pode oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais envolvente e personalizada. Os usuários têm a oportunidade de explorar virtualmente lojas, experimentar produtos e interagir com outras pessoas enquanto fazem compras. Além disso, o metaverso pode permitir que as empresas criem experiências de compra altamente personalizadas para seus clientes, com base em dados e comportamentos coletados em tempo real.

Algumas das principais oportunidades que o metaverso pode criar para o e-commerce são:

– Lojas virtuais e compras imersivas: interação com os produtos de forma mais tangível e envolvente do que no modo tradicional. Os clientes podem experimentar roupas em ambientes virtuais, ver como um móvel fica na sua casa ou, até mesmo, testar virtualmente produtos antes de comprá-los. Com esse universo virtual, é possível criar um ambiente personalizado para o seu e-commerce, em que todos os detalhes podem ser customizados, a fim de proporcionar uma experiência única e completamente imersiva para o consumidor.

– Venda de produtos 100% digitais: além da venda de produtos reais, existe a possibilidade da venda de produtos digitais, ou seja, aqueles que existem exclusivamente no ambiente virtual. Por exemplo: lojas que vendem roupas e acessórios para o cliente utilizar em seu avatar no metaverso (avatar é um personagem criado no mundo virtual para representar uma pessoa).

– Personalização avançada: as lojas virtuais do metaverso podem personalizar a experiência de compra para cada usuário com base em suas preferências e histórico de compra. Isso inclui recomendações de produtos altamente relevantes, preços personalizados e, até mesmo, ofertas exclusivas para cada cliente.

– Interação social: as compras podem se tornar uma experiência compartilhada. Os usuários têm a chance de explorar lojas juntos, comparar produtos e, até mesmo, receber recomendações de outros usuários ou vendedores.

– Maior alcance: as empresas podem alcançar um público global de maneira mais fácil do que no e-commerce tradicional. Com a expansão das tecnologias de realidade virtual e o aumento de usuários em todo o mundo, as empresas podem alcançar outros mercados e se conectar a novos clientes.

O metaverso é uma tecnologia emergente com extremo potencial para transformar a forma como fazemos compras. Segundo a pesquisa realizada pela FIS Global, entre agosto e setembro de 2022, 50% dos consumidores brasileiros entrevistados informaram que utilizariam o metaverso para ir às compras nos próximos 12 meses. É importante acompanhar as novidades relacionadas a esse universo e aprimorar as tecnologias já disponíveis no mercado, com o objetivo de tornar o e-commerce mais imersivo.

Acompanhe essa e outras notícias em nosso blog e em nossas redes sociais:
Instagram | LinkedIn | Facebook | YouTube


Imagem de rawpixel.com no Freepik

Postagens mais recentes

Skytef - Todos os direitos reservados

by HKL