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A inteligência artificial (IA) baseia-se em algoritmos de computação, estatística e aprendizado de máquina, sendo capaz de aprender coisas novas, tomar decisões e solucionar problemas.
No Brasil, 41% das empresas relatam que usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA, de acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, conduzida pela Morning Consult para IBM.
Cada vez mais presente nas empresas, a inteligência artificial também oferece várias possibilidades para potencializar as vendas no ambiente digital, que trazem agilidade e segurança tanto para quem vende, quanto para quem compra. Ela permite conhecer e identificar os desejos e necessidades dos clientes, além de conseguir responder imediatamente às oportunidades, com uma vantagem competitiva que agiliza a jornada do cliente para otimizar o processo de compra.
Veja algumas formas de aplicação da IA no e-commerce:
– Chatbots: pode responder as perguntas de usuários por meio de conversas de texto ou voz, ajudar a navegar na loja virtual, encontrar informações logísticas, oferecer assistência 24h e atendimento personalizado.
– Recomendação de produtos: a IA pode analisar o comportamento dos compradores e sugerir produtos com base em seus interesses, preferências e hábitos de compra, aumentando as chances de vendas.
– Gestão de estoque: gerenciamento do estoque, o que ajuda no planejamento de compras de produtos e evita a falta ou o excesso de itens. Monitora o estoque em tempo real, analisa dados de compras, devoluções e cancelamentos.
– Busca Inteligente: entende a linguagem do usuário, permitindo que as buscas sejam realizadas com frases e palavras comuns ao invés de palavras-chave específicas, e otimiza a busca por imagens.
– Precificação de produtos: estabelece preços dinâmicos, analisa os preços de produtos similares de concorrentes e fornece insights para ajudar a determinar o preço ideal. Pode monitorar em tempo real as condições de mercado e ajustar os preços de forma a maximizar receitas.
– Recuperação de carrinhos abandonados: identifica esses casos para oferecer conteúdo personalizado diretamente ao consumidor, via e-mail, podendo, assim, conseguir a conversão do cliente que não havia finalizado a compra.
Podemos ver que a inteligência artificial está mudando a forma como o e-commerce funciona, tornando-o mais eficiente, personalizado e seguro. Essa tendência permite que as empresas proporcionem uma melhor experiência aos clientes.
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