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Economia da recorrência: como adicionar ao meu negócio?

Economia da recorrência, conhecida também como economia das assinaturas, é baseada em um serviço prestado com renovação periódica. Ela funciona como um “ganha a ganha” entre empresas e clientes, sem parcelamentos, acordos burocráticos ou multas por quebra de contrato. Empresas, como Netflix, Amazon Prime e Spotify já transformam o mundo com esse modelo de economia.

Segundo dados da pesquisa divulgada pela Lineup, multinacional especializada em soluções financeiras para negócios recorrentes, o mercado de assinaturas digitais movimenta atualmente US$ 650 bilhões (aproximadamente R$ 3,3 trilhões). O estudo, divulgado em maio de 2022, também estima que, até 2025, esse valor deve aumentar em mais de 100%, chegando a US$ 1,5 trilhão, ou seja, mais de R$ 7,6 trilhões.

Agora que sabemos que esse mercado é promissor, vamos falar de algumas tendências dessa economia.

Diversificação de nichos: os streamings dominavam o mercado de assinaturas, porém o setor de audiovisual e os clubes de assinaturas ajudaram a popularizar a economia recorrente. Hoje, diversos segmentos atuam nesse modelo e é possível assinar serviços como meios de transporte (carros, patinetes, bicicletas), produtos de beleza, produtos alimentícios, farmácia, entre outros.

Público jovem: com a popularização das assinaturas, as gerações Z e millennial tendem a ser os principais consumidores, pois são movidos pelo desejo de ter os últimos lançamentos, têm preocupações ambientais e a ideia de não precisarem lidar com manutenção, sem esquecer de pedir seus produtos de uso contínuo.

Relacionamento com o cliente: quanto melhor for o relacionamento e a experiência que as empresas proporcionam aos clientes, diminuindo o atrito no momento da compra, maior será o número de fidelizados. Devido à concorrência no mercado, vai se destacar quem oferecer excelência em atendimento, criatividade em soluções e produtos, e atender às necessidades dos consumidores.

Agora que já falamos sobre a economia da recorrência, como podemos iniciar o serviço de assinatura?

Separamos algumas dicas para te ajudar.

Conheça o seu público: para entender as necessidades do seu consumidor, você pode realizar uma pesquisa por meio de formulários criados digitalmente, sem custo. Se for levar praticidade ao cliente, você está no caminho certo.

Entenda os desejos do cliente: lembre-se que hoje em dia ganha quem proporciona a melhor experiência. Por isso, é importante atender os desejos dos seus clientes com criatividade, inovação e proatividade.

Aprenda novas métricas: para um negócio ir bem, é essencial monitorar a receita ao longo de todo o período de relacionamento (LTV – Life Time Value). Ao realizar essa atividade, será mais fácil para a sua empresa verificar se o retorno dos clientes compensa os custos de aquisição dos mesmos, projetar o faturamento a médio e longo prazo, definir orçamentos viáveis para captação e retenção de clientes, identificar oportunidades para atrair e fidelizar clientes, bem como aprimorar o atendimento e determinar com base em dados o foco estratégico em crescimento (prospecção) ou em retenção.

A solução Gateway de Pagamento Eletrônico da Skytef permite a recorrência nos pagamentos.
Para saber mais sobre essa solução, acesse: https://www.skytef.com.br/solucoes/5/ecommerce ou entre em contato com a Skytef, pelo e-mail: comercial@skytef.com.br e pelos telefones: (11) 2175-9500 | (11) 4550-1450.


Imagem: Freepik

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