Skytef

Meios de pagamento

Conheça a evolução dos Meios de Pagamento no Brasil

Você sabia que provavelmente os pagamentos já eram realizados no mundo em 10.000 a.C., conforme indícios históricos?
No Brasil, o primeiro meio de pagamento foi a troca de mercadorias, feita entre índios e portugueses.
Depois, surgiram as moedas, as cédulas de papel, os cheques e então os cartões, que sofreram modificações com o passar do tempo, mas são utilizados até hoje.
Curiosidade: as cédulas de papel foram criadas para reduzir o uso do cobre na produção das moedas, segundo historiadores.

Confira a evolução destes meios de pagamento no Brasil, desde a criação do primeiro cartão.

Na década de 1970, foi criado o cartão com tarja magnética para efetuar pagamentos. Ele possui três linhas de informação, que são interpretadas pelo leitor de cartão. Esse meio de pagamento se tornou tão popular, que pagamentos com esse tipo de cartão são realizados até hoje.

Já na década de 1990, a novidade foi o início do e-commerce. Um site de venda de livros foi considerado a primeira loja virtual brasileira, lançado antes das grandes empresas que dominam o e-commerce atualmente. Mas, foi a partir da popularização da internet, que as vendas on-line começaram a surgir em grandes volumes.

Em 2002, com a finalidade de tornar os cartões mais seguros, foi criado o cartão com chip. Esse chip é um microprocessador que armazena dados e, através da criptografia, cria códigos únicos para legitimar a transação. Para efetuar o pagamento, o leitor de cartão interpreta os dados do chip e realiza a operação. A tecnologia foi tão bem aceita pelos usuários que atualmente é utilizada em 86% das transações globais.

A tecnologia NFC (Near Field Communication), também conhecido como Contactless ou popularmente como pagamento por aproximação, ficou muito conhecida após a pandemia de covid-19 quando as pessoas começaram a realizar os pagamentos sem contato, para evitar possíveis riscos de contaminação. No entanto, a tecnologia NFC foi lançada desde 2008. Nessa modalidade de pagamento, os dados são trocados através da aproximação entre o leitor e o dispositivo de pagamento, que pode ser um cartão, um smartphone ou um smartwatch.

O ano de 2012 foi marcado por três grandes novidades: as carteiras digitais, do inglês e-wallet; as tecnologias vestíveis, também conhecidas como wearables; e o QR Code.

A carteira digital armazena dados de cartões (de débito e crédito) e dinheiro na forma eletrônica, substituindo a carteira tradicional. O pagamento é feito via celular ou outro dispositivo digital onde está a e-wallet.

O wearable é um dispositivo tecnológico que pode ser vestido ou usado como acessório. Uma dessas tecnologias vestíveis são os smartwatches ou smartbands que, além de funcionalidades similares ao celular e informações sobre atividades físicas, também realizam pagamentos.

QR Code é um código de barras bidimensional, que pode ser lido por qualquer dispositivo móvel conectado à internet. A leitura é feita pela câmera do dispositivo, através de um programa que faça a leitura desse código, e permite ao usuário realizar pagamentos.

Em 2020, tivemos a inovação do pagamento com reconhecimento facial, que garantiu agilidade e mais segurança para os consumidores.
E a última novidade entre os meios de pagamento, foi o lançamento do Pix, pelo Banco Central. Ele permite que os recursos sejam transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

A evolução dos meios de pagamento está atrelada à evolução da tecnologia, garantindo mais comodidade, agilidade e segurança na hora de realizar pagamentos.

Para saber mais sobre as soluções de pagamento que acompanham toda a evolução dos meios de pagamento no Brasil, visite nosso site www.skytef.com.br.

Postagens mais recentes

Skytef - Todos os direitos reservados

by HKL