24/01/2024
O avanço da Inteligência Artificial a cada dia permite que varejistas possam melhor atender e entender os consumidores. Focadas principalmente na jornada do cliente, as empresas estão mirando pontos fundamentais como uma maior agilidade nos processos de pagamento, oferecendo transações mais rápidas, e a análise dos dados de clientes para fornecer insights sobre o público consumidor.
Em um dos painéis realizados na área de expositores da NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, mediado por Daniel Zanco, da Omnibiz Consultoria, executivos brasileiros falaram um pouco sobre as estratégias e o momento de suas empresas na utilização da Inteligência Artificial. “Somos um negócio tradicional, com um cliente tradicional e uma venda presencial tradicional. Nosso desafio é fazer com que a tecnologia melhore o relacionamento entre o cliente e a marca”, afirmou Marina Canto, diretora de Produto da Vivara.
A executiva revelou que desde a pandemia a Vivara passou a investir na omnicanalidade com mais força e acabou encontrando nos programas de fidelidade um caminho para conhecer e melhorar o relacionamento com o consumidor. “Com nosso programa de fidelidade, com as compras online, com o app da Vivara, nos aproximamos e aprimoramos nossa fidelização, melhorando nosso relacionamento com o cliente. Tudo isso com a ajuda da Inteligência Artificial. Só com o cartão presente, por exemplo, conseguimos ter um incremento de 40% nas vendas. Quando olhamos para o quadro geral, percebemos que estamos indo pelo caminho certo”, afirmou Marina.
Quem também adotou o caminho dos programas de fidelidade, que além de engajar geram muitos dados sobre o consumidor, foi o iFood. A plataforma também tem no cartão presente uma grande estratégia de aproximação com o cliente. “No ano passado, fizemos mais um milhão de pedidos desta maneira por mês. Estamos indo muito bem no tema”, revelou Frederico Nicolay, gerente sênior do iFood.
Mas a empresa tem foco também no desenvolvimento do setor de meios de pagamentos com a ajuda da Inteligência Artificial para melhorar cada vez mais a jornada do cliente. “Não vemos os pagamentos apenas como uma forma de trocar dinheiro. Vemos os pagamentos como uma forma de melhorar nosso relacionamento com nossos clientes atuais. E com os restaurantes do lado do cliente, podemos proporcionar segurança e comodidade, gerando benefícios e promoções e conseguindo mais engajamento dos clientes com nossa plataforma”, afirmou o executivo.
“Falando mais especificamente sobre Inteligência Artificial, temos recomendações pessoais com análise de dados e comportamento do consumidor e damos as melhores dicas de restaurantes ou mantimentos para nossos clientes. Temos reconhecimento visual, pois qualquer cliente pode fazer upload de uma foto e escolher se deseja pegar os ingredientes e fazer um pedido de compras ou se deseja obter recomendações de restaurantes que trabalharam com esse tipo de prato. Temos também assistentes de voz, para otimizar os pedidos e facilitar a vida do cliente. São vários exemplos que nos ajudam a melhorar a experiência do nosso consumidor”, revelou Nicolay.
Pelo forte momento de evolução da Inteligência Artificial por todo o mundo e pelo bom momento de adoção da tecnologia pelo varejo teremos ainda muitas novidades por virem nos próximos anos.
“A IA é na verdade uma grande parte dos assuntos. E não tenho dúvidas de que daqui dois ou três anos estaremos aqui na NRF, talvez falando sobre outra tema, mas com pessoas de todo o mundo se conectando à nossa sessão, escolhendo através da Inteligência Artificial qual idioma eles querem nos ouvir falando. Ou através de nossos avatares”, projetou Maria Costa, diretora da Givex na América Latina, plataforma de tecnologia da informação.
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A Mercado & Consumo faz uma cobertura especial do evento, e esteve em Nova York acompanhando a delegação da Gouvêa Experience.
“Passamos por muitos desafios nos últimos tempos como inflação e instabilidade do mercado. Mesmo assim as vendas no último ano cresceram 26%. Os varejistas continuam resilientes. Serão 40 mil pessoas passando por aqui, com 6200 marcas de 104 países. Em sua história a NRF ajudou a propagar a mensagem do varejo e ainda vamos realizar muitas coisas juntos”, afirmou John Furner, presidente e CEO do Wallmart US e chairman da NRF na abertura do evento de 2024.
Fonte: Mercado & Consumo
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