23/06/2023
Pouco mais da metade dos brasileiros que utilizam o Pix se veem mais confiantes no sistema de pagamento instantâneo no último ano, segundo estudo conduzido pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares. A pesquisa entrevistou mais de mil brasileiros em março de 2023 para entender como eles estão usando o Pix e seu grau de confiança na tecnologia.
O estudo destaca que os esforços do Banco Central para aumentar a segurança são um dos fatores que os respondentes citaram como responsáveis por levá-los a sentir mais confiança no Pix, com 37% mencionando essa opção no levantamento.
“Com um quarto dos respondentes usando o Pix mais de 20 vezes por mês, a segurança se torna um elemento-chave para colaborar em manter a boa reputação da plataforma”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.
A pesquisa aproveita o anúncio recente do Banco Central (BC) sobre novas medidas de segurança que buscarão evitar fraudes em transações pelo Pix. Elas estão previstas para 5 de novembro deste ano. Entre as medidas, o BC vai passar a disponibilizar campos específicos nas notificações de fraude para que sejam especificados os tipos de fraude, como falsidade ideológica ou “conta laranja”, e a razão da notificação, como golpe, estelionato, invasão de conta e coação.
A notificação de infração permitirá eventualmente que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. Na prática, os bancos tradicionais e os digitais terão melhores condições de atuar de forma preventiva para bloquear recursos caso identifique transações fraudulentas.
O prazo para as mudanças entrarem em vigor é necessário, segundo o BC, para implementar os ajustes necessários em seus sistemas e dos participantes do Pix.
Fonte: IT Forum
#Skytef #SolucoesTEF #MeiosdePagamento #Pix #PagamentosInstantaneos
Skytef - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Política de Cookies
by HKL