Facebook Linkedin YouTube

Skytef

23/11/2021

Pix já é aceito em mais da metade do e-commerce brasileiro, indica estudo

 

Perto de completar um ano de operação, o Pix alcançou uma marca importante. O sistema de pagamentos instantâneos, utilizado por 40 milhões de brasileiros, já é aceito por mais da metade do e-commerce nacional, segundo um levantamento da consultoria Gmattos.

O estudo aponta que das 59 lojas participantes (que juntas representam 85% do setor de comércio eletrônico do país), 50,8% já aceitavam Pix em setembro - dentre as empresas, estão gigantes como Americanas, Magalu, Amazon, Carrefour, Mercado Livre, iFood, Renner, Netshoes, Uber, Sephora e Submarino - como comparativo, o mesmo levantamento de julho apontou uma adoção de 40,7%.

Com o crescimento de 10,1% de julho a setembro, o Pix passa a ocupar a terceira posição entre as formas de pagamento mais relevantes no setor de e-commerce. Além do salto em aceitação, a pesquisa identificou outra tendência: lojas que têm oferecido promoções para quem efetua pagamentos via Pix. O que também serviu como incentivo para os consumidores adotarem a modalidade.

Pix x Boleto

Além do pagamento instantâneo, outro destaque foi a adoção de 83% do boleto bancário, que ficou logo à frente do Pix como o segundo meio de pagamento preferido entre os lojistas.

O cofundador e CEO da Gmattos, Gastão Mattos, destaca que nesse ritmo, o Pix pode fechar 2021 no mesmo patamar de adoção do boleto, o que, segundo o executivo, “revela o alto índice de aderência” da plataforma de pagamentos instantâneos no comércio eletrônico.
“Afinal, o Pix foi introduzido no mercado em novembro de 2020, ao passo que o boleto opera no e-commerce desde a sua origem, 27 anos atrás”, destacou.

Sobre as regras adotadas recentemente pelo Banco Central para aumentar a segurança do Pix, como o limite de R$ 1 mil em transações noturnas, por exemplo, o especialista afirma que a mudança não deve impactar o desempenho do sistema de pagamentos. “A concentração das compras online é muito forte em dias úteis, das 8h até as 19h, período em que a nova regra não tem influência”, avalia.

Por fim, o cartão de crédito segue na primeira posição entre os meios de pagamento mais aceitos pelo e-commerce nacional. Com aceitação de 98,3%, segundo o levantamento.

 

Fonte: Olhar Digital

#Pix #E-commerce #Consumo #MeiosDePagamento #Skytef #SolucoesTEF

Skytef - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Política de Cookies

by HKL

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso, e ao navegar, você aceita essas condições. Saiba mais

Entendi