Skytef

Tecnologia

Transformação digital

Entenda o que é e como funciona a Automação Residencial

Também conhecida como Casa Inteligente ou Domótica (fusão da palavra “domus”, que significa casa, com a palavra “robótica”, que está ligada ao ato de automatizar), a Automação Residencial é quando se usa tecnologia para automatizar o funcionamento de equipamentos e alguns procedimentos que antes os moradores deviam executar dentro de uma casa.
O objetivo da automação residencial é criar uma casa inteligente, com funcionalidades mais simples e eficientes, além de trazer comodidade, agilidade e segurança para os moradores.

Como funciona?

Um dispositivo inteligente fará a integração dos aparelhos da sua casa, viabilizando a automatização. Para controlar esse sistema, você pode utilizar: aplicativos para celular, teclados de parede, dispositivo de comando de voz ou touch screen.
Esse dispositivo permitirá controlar e programar seus aparelhos de forma remota.

Exemplos de automatização:

Lâmpadas inteligentes
Você pode acender, apagar ou diminuir a intensidade da luz, via comando de voz ou por um aplicativo no celular, mesmo estando fora da sua residência.

Tomadas inteligentes
A tomada inteligente permite que você controle o dispositivo que está conectado nela. A partir do seu smartphone, você pode ligar ou desligar este dispositivo automaticamente.

Fechaduras inteligentes
Elas podem ser acionadas por biometria, aplicativos ou sensores de presença, eliminando a necessidade de utilizar as chaves.

Câmeras inteligentes
Para ter mais segurança na sua residência, as câmeras inteligentes permitem que você acesse as filmagens através de um aplicativo; em alguns modelos, é possível movimentar a câmera e emitir som.

Além de trazer mais comodidade, a automação reduz os desperdícios, pois, com um maior controle sobre o uso dos equipamentos, há otimização dos gastos. Não precisa voltar para apagar a luz que você esqueceu acesa, basta usar o celular, de onde você estiver, para realizar a tarefa.

Curiosidade: O uso de dispositivos inteligentes já é uma realidade no setor de meios de pagamento.
Bancos integraram seus assistentes virtuais com a Alexa, assistente virtual da Amazon, por exemplo. Desta forma, o cliente pode utilizar o comando de voz para pedir que a Alexa execute tarefas como consultar saldo ou pagar boletos cadastrados.
Em compras via Voice Commerce, os clientes fazem seus pedidos por comando de voz, via smartphone, smart TV ou smart speaker (como a Alexa, por exemplo). A projeção é que o número de clientes usando dispositivos inteligentes para fazer compras e efetuar pagamentos aumente nos próximos anos.


Imagem: Tecnologia foto criado por freepik – br.freepik.com


Postagens mais recentes

Skytef - Todos os direitos reservados

by HKL