Skytef

Inovação

Meios de pagamento

Transformação digital

Quando o pagamento se tornou imperceptível?

Com a evolução da tecnologia, o pagamento que antes era restrito a opções físicas – dinheiro em espécie, cheque ou cartões – passou a ser realizado também por meio de celulares, relógios, pulseiras e outros dispositivos conhecidos como wearables (tecnologias vestíveis).

Na era digital, os pagamentos digitais dispensam a necessidade de interagir com um terminal de pagamento ou qualquer outro elemento físico, ou seja, as transações são totalmente on-line, realizadas em um site ou aplicativo, através de boleto bancário, cartão de crédito, Pix, entre outros. Com a tecnologia NFC (Near Field Communication), conhecido popularmente como pagamento por aproximação, ao invés de inserir o cartão, é possível apenas aproximar e, dependendo do caso, nem precisa inserir uma senha.

O fato de efetuar uma compra e apenas aproximar o cartão sem digitar a senha, ou comprar pela internet e fazer o pagamento totalmente on-line tornou o processo de pagamento diferenciado para o consumidor. 
O estudo Pace Pulse, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos, mostra que, em 2021, 40% das pessoas optaram pelo pagamento sem contato e o pagamento on-line foi utilizado por 52% dos entrevistados.

Com a evolução nas formas de pagamento, surgiram as transações imperceptíveis ou “pagamento invisível”, que já fazem parte do dia a dia do consumidor.

Após cadastrar o método de pagamento no site ou aplicativo, o consumidor pode efetuar o próximo pagamento utilizando os dados armazenados na plataforma. Você apenas utiliza o serviço ou adquire o produto e o pagamento ocorre de forma muito simplificada, como a compra com 1 clique ou o pagamento recorrente. Alguns exemplos de produtos ou serviços utilizados atualmente são: iFood, Uber, Netflix, Spotify, tags de pedágio, jogos digitais e clubes de assinatura.

Os pagamentos estão ficando mais simplificados e imperceptíveis, e naturalmente já fazem parte da rotina dos consumidores. Por isso, é importante conhecer as novidades dos meios de pagamento e preparar a sua empresa para atender à demanda do mercado.

Na Skytef, temos diversas soluções para captura de transações. Para saber como ser um parceiro e disponibilizar novas soluções para o mercado, acesse nosso site www.skytef.com.br ou fale com um dos nossos consultores pelo e-mail comercial@skytef.com.br e pelos telefones: (11) 2175-9500 | (11) 4550-1450. 


Imagem: Mulher shopping foto criado por prostooleh – br.freepik.com

Postagens mais recentes

Skytef - Todos os direitos reservados

by HKL